Mobilizações 13/08/2021 - 10:05

Chefia da AFAPC e inspetores fiscais de atendimento se manifestam questionando sobre perspectivas de valorização e teletrabalho

Em documento, colegas demonstram preocupação com o futuro da área de atendimento na Secretaria da Fazenda e Planejamento

Inspetores fiscais de atendimento e a chefia da Assistência Fiscal de Atendimento ao Público e Cadastro (AFAPC) se manifestaram à diretora responsável em documento que trata da situação vivenciada na Secretaria da  Fazenda e Planejamento e, em especial, em relação à área de atendimento. 

Eles destacam que é enorme o descontentamento dos colegas que trabalham direta ou indiretamente com o atendimento nos Postos Fiscais, NSEs e NFCs.

Também pontuam os fatores que têm trazido desmotivação, como as graves perdas salariais sofridas, as tentativas de agentes do Estado de desqualificar o papel da categoria como não correspondente ao de auditores fiscais, uma grande redução do número de técnicos da Fazenda estadual (TEFEs), além de casos de agentes fiscais de rendas que acumulam funções de chefia ou que, há anos, pleiteiam deixá-las, o que agrava a tendência de redução da equipe.

O documento ressalta que, apesar de todos esses problemas, os colegas da área de atendimento têm atuado de forma diligente no cumprimento de suas funções e conseguido avançar no aprimoramento do atendimento, com diversas melhorias de processos, revisão de normas e desenvolvimento de ferramentas.

Contudo, os autores do documento vislumbram o surgimento de novos problemas caso os colegas que trabalham com atendimento ou que têm subordinados sejam impossibilitados de realizar suas atividades em teletrabalho, o que comprometeria o avanço obtido, trazendo retrocesso, principalmente devido à tendência de redução da equipe, que deve ser agravada ainda pelo movimento de entrega de funções. 

Os colegas encerram o documento questionando a diretora se há perspectivas de valorização das funções de chefia, o que traz estímulo para que essas posições sejam ocupadas, e de teletrabalho para aqueles que possuem subordinados e para os que atuam no atendimento.

Confira aqui o documento dos colegas na íntegra

 
Compartilhar: