Dia a dia 01/09/2022 - 02:13

Plataforma digital permite ao cidadão acompanhar voto de parlamentares em diversas matérias

“Quem foi quem no Congresso Nacional” disponibiliza relação de votos de senadores e deputados sobre votações

Já imaginou poder acompanhar a atuação dos seus representantes no Congresso Nacional? Fiscalizar as ações do poder público é indispensável para o exercício da cidadania, principalmente quando se refere ao Legislativo, poder responsável pela aprovação das normas. Ter consciência sobre os projetos que estão sendo votados é de extrema importância para os avanços na sociedade. 

Na plataforma “Quem foi quem no Congresso Nacional”, ferramenta digital que permite ao cidadão acompanhar votação de parlamentares, é disponibilizada a relação de votos de senadores e deputados, detalhando quais foram os posicionamentos dos representantes em cada projeto de lei.  

O número da proposição, data e placar da votação, relação de parlamentares que votaram  contra ou a favor, bem como a descrição sobre o projeto em questão, são algumas das informações que o cidadão tem acesso ao selecionar os projetos de lei disponibilizados na categoria “Acompanhe as Votações”, no site da plataforma.  A ferramenta ainda disponibiliza um sistema de busca em que o cidadão tem a opção de fazer uma pesquisa personalizada, inserindo o nome do parlamentar, o estado e o partido. 

Para aqueles que almejam uma informação ainda mais detalhada, a plataforma também apresenta um resumo estatístico, considerando quais foram os parlamentares que votaram contra ou a favor dos trabalhadores, bem como a descrição dos respectivos partidos e unidades federativas. 

“Quem foi Quem no Congresso Nacional”

Desenvolvida pela equipe do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a plataforma tem o intuito de aferir o desempenho parlamentar em temas que impactem os direitos dos trabalhadores e os serviços prestados à sociedade. A iniciativa faz parte de um projeto de acompanhamento e compartilhamento de informações de domínio público, como forma de estimular a participação política.

 
Compartilhar: